segunda-feira, 9 de novembro de 2009

JÚRI CONDENA ASSASSINO DE COMPANHEIRA


Terminou agora a pouco a primeira sessão do júri popular, realizado na Comarca de Humaitá e que teve início às nove horas da manhã desta segunda-feira (09.11), sob o comando do juiz Odílio Pereira Costa Neto, com a promotora de justiça Simone Martins Lima, à frente do Ministério Público Estadual.

Por maioria de votos os sete jurados, quatro mulheres e três homens, decidiram pela condenação de José Alves Pedrosa, acusado de assassinar a esposa, Cleris Lúcia da Silva, com dois disparos de arma de fogo, em 18 de março de 2006, na localidade conhecida como Vicinal São Francisco, km 56, da BR-319 (Porto Velho - Humaitá).

Durante cinco horas, acusação e defesa se revezaram nos argumentos, que ao final, levaram à pronúncia do juiz presidente, anunciando a decisão dos jurados e a consequente condenação do réu, assistida por populares e parentes da vitima.

Em clima de tranquilidade, que marcou toda a sessão do júri, o juiz Odílio Pereira, anunciou a sentença, condenando o réu, pelo crime de assassinato a 18 anos de reclusão, acrescidos de um ano e seis meses, pelo crime de ocultação de cadáver. O condenado cumprirá pena, inicialmente em regime fechado. Novo julgamento está marcado para a próxima quarta-feira (11.11).

N.R: permitida a reprodução com citação da fonte e sem adulteração do texto original.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

E ‘viva’ o preconceito religioso!


Albert Einstein, físico alemão radicado nos Estados Unidos (1879 – 1955), disse certa vez que “é mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito”, numa clara referência à luta indômita contra o preconceito, mal tão antigo quanto à própria humanidade.

Ao longo dos anos, o preconceito se manifesta nos mais diversos matizes, sobretudo, cultural, racial e religioso, este último, responsável pelo aniquilamento de milhões de seres humanos ao longo da história, e, objeto dessas poucas e audaciosas linhas, motivadas, pela imbecilidade de uns poucos nefelibatas, renitentes, esdrúxulos, estercúlias que lamentavelmente vivem a brotar no canteiro da mediocridade e no vazio de suas próprias existências.

O preconceito religioso manifesta-se muitas vezes disfarçado de “livre manifestação do pensamento”, induzindo até mesmo a muitos meios de comunicação a publicar textos preconceituosos, quando deveriam “matar no ninho” tais idiossincrasias, sendo assim co-responsáveis pela propagação dessas imbecilidades.

Hoje, a questão religiosa é uma das principais fontes de conflitos entre os povos. Um grande exemplo são territórios em conflito como Iraque, Afeganistão, Irlanda do Norte, Iugoslávia, dentre outros. Um episódio bastante marcante em relação às guerras religiosas ocorreu na Irlanda do Norte no domingo de 30 de janeiro de 1972 (data que ficou conhecida como “domingo sangrento”).

Dezenas de jovens católicos foram mortos na cidade de Londonderry. Esse fato foi narrado por uma musica da Banda U2, chamada “Sunday Blood Sunday”(Domingo sangrento domingo).Na Irlanda do Norte, os católicos chegam a bater em filhos de protestantes e protestantes a apedrejar filhos de católicos. No oriente médio é muito presente o preconceito religioso e tem como local de destaque a região da Palestina.

Aqui em Humaitá, a população se mobiliza para a maior manifestação da fé católica, uma das maiores do sul do Amazonas e sem dúvida a mais expressiva do município, incrustada no quotidiano do povo mangabense há quase um século e meio, quando José Francisco Monteiro, ao aqui aportar, tomou como uma de suas primeiras providências, a construção da Capela de Nossa senhora da Conceição do Beém, hoje, Catedral de Nossa Senhora da Conceição.

Apesar do tempo e da inestimável contribuição da Igreja Católica, sobretudo na formação moral e educacional de nossa gente, tem gente, preconceituosa, recriminando e discriminando essa manifestação, esse verdadeiro rasgo de fé do povo, que à sua maneira, adora a Deus, o seu Deus, ainda que muitos pensem diferente.

Isso me faz lembrar a figura marcante do missionário protestante, Henry Lee Thompson, que na década de setenta, exerceu sua atividade missionária em Humaitá. Foi professor do Patronato Maria Auxiliadora, assim como Alan Louis Bachmann, outro missionário protestante, que também lecionou no Patronato.

Outro deles foi o impoluto juiz Hosanah Florêncio de Menezes, que exerceu a judicatura em Humaitá, tornando-se anos depois desembargador e presidente do Tribunal de justiça do Amazonas. De orientação religiosa Batista, lecionou no Patronato, não me recordo se também o fez no Grupo Escolar Oswaldo Cruz. Nunca jamais se ouviu, ainda que palidamente, qualquer resquício de preconceito desses homens, cuja estatura moral e religiosa sempre esteve muito acima de qualquer leviandade e desrespeito, tão sobejamente vistos nos dias de hoje.

Ainda outro dia, o cristianismo protestante foi às ruas, na conhecida e crescente “Marcha pra Jesus”, cantando e dançando às centenas pelas ruas de Humaitá, exercendo e manifestando sua fé, num movimento de alcance mundial, que a cada ano arrasta milhões de pessoas em quase todos os continentes. Manifestação de fé assistida e respeitada pela grande maioria. Mas, existem idiotas, de um lado e de outro, que insistem em pensar diferente!

Bem ali, estava outra leva de jovens no também conhecido e crescente Evagelizashow, cantando e dançando como os personagens bíblicos Davi e Mirian, extravasando o sentimento de amor a Deus e ao próximo num rito de evangelização, promovido pela Renovação Carismática Católica. Mas, existem idiotas, de um lado e de outro, que insistem em pensar diferente!

Fôramos nós escarafunchar os escritos bíblicos, na versão da Bíblia que você preferir, encontraríamos dezenas de preceitos e recomendações contra o preconceito, a discriminação, o ódio, a xenofobia e tudo o que é de ruim. “Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá ao Senhor” (Hb.12.14) é a máxima neotestamentária. Mas, existem idiotas, de um lado e de outro, que insistem em pensar diferente!

Vale lembrar que considerável parcela da violência cada vez mais crescente, nasce exatamente no preconceito que começa muitas vezes, na mais tenra idade, no seio familiar, nos círculos de amizade, na escola, enfim, e que perduram pra toda a vida, desembocando em atos estúpidos e extremos de violência, como assassinatos, agressões, atentados, etc.

Sempre aberto ao diálogo, Elias Pereira
eliasuea@hotmail.com

sábado, 3 de outubro de 2009

Portal de Humaitá pode estar com os dias contados


“Obra de excelência” e fruto da absoluta falta de prioridades do ex-prefeito de Humaitá, Roberto Rui Guerra de Souza, o Portal de entrada da cidade, construído com recursos, cujos valores nunca foram divulgados, pode estar com os dias contados, tudo por conta da recuperação da BR-319, que está sendo realizado pelo 7º. Batalhão de Engenharia e Construção, já que segundo os Engenheiros do 7º. BEC, o “monumento” de Roberto Rui foi construído desobedecendo todos os parâmetros e critérios técnicos, em particular, com relação ao eixo da rodovia.


Ao início da noite desta segunda-feira (22), oficiais do 2º. Grupamento de Engenharia (2º Gpt E), responsável pelas obras de recuperação da BR-319, no trecho onde o portal foi construído, estiveram em Humaitá, onde em reunião com o prefeito Dedei Lobo, vereadores e secretários, explicaram com detalhes, as dificuldades causadas pela presença do portal.


O Cel. Paulo José dos Santos, fez um relato do cronograma das obras de recuperação, das dificuldades encontradas e da previsão de conclusão do lote 05, e dos demais trechos. Coube ao Cel. Engenheiro César Augusto do Valle, explicar como o portal vem dificultando a execuçãod as obras.


Ele esclareceu que o portal foi construído no eixo da rodovia, o que impediria a construção dos acostamentos, dos dois lados da estrada. Disse também, que não há segurança na estrutura, para resisitir à movimentação e trepidação de máquinas, trabalhando no local. Outro aspecto relatado pelos engenheiros do 2º. Grupamento de Engenharia, diz respeito à segurança dos usuários, já que com o portal, a pista sofreria uma espécia de afunilamento, tal qual ocorre com as pontes de concreto, existentes no trecho Humaitá – Porto Velho, que já ceifaram dezenas de vidas em acidentes automobilísticos.


EMBARGADO


Vale lembrar que ainda em março de 2007, a A Superintendência Regional do DNIT AM/RR recomendou ao Ministério Público de Humaitá o embargo da obra do portal, afirmando que “a obra está irregular porquanto não apresentou à Superintendência Regional do DNIT a devida solicitação para execução, contendo projeto básico de análise”.


À época, a então Superintendente do DNIT AM/RR, Circe Maria Lima Gandra Baptista, respondeu através do ofício 129, de 20 de marco de 2007, consulta feita pela promotora de Justiça de Humaitá, Simone Martins Lima, onde ressaltou que “o ‘monumento’ está sendo construído no leito transitável da rodovia, oferecendo graves riscos ao tráfego de veículos”.


Em Resposta, Circe Gandra informou que a obra já havia sido interditada pelo DNIT em agosto de 2006, por se tratar de área inclusa na faixa de domínio das rodovias federais.. No mesmo documento a Superintendência do DNIT afirma que “nada mais resta senão o embargo da obra”.


Apesar das restrições impostas pelo DNIT, a prefeitura de Humaitá continuou a construção do portal, que foi inaugurado em setembro de 2008, pelo prefeito Roberto Rui Guerra de Souza, que nunca explicou à população qual a finalidade de tamanho dispêndio de recursos e nem qual o montante gasto, já que nunca foi apresentada qualquer planilha de custo, nem sequer colocada placa no local, com as informações da obra executada.


CONSULTA POPULAR


Presente à reunião que trouxe a Humaitá os oficiais do 2º. Grupamento de Engenharia, o presidente da Câmara Municipal, Rademacker Chaves (PRP), sugeriu que seja realizada uma consulta popular, em forma de Audiência Pública, para que os setores organizados da sociedade opinem quanto à retirada do portal, para que as obras de recuperação da rodovia sigam seu curso normal.


Segundo Rademacker Chaves, “apesar da irresponsabilidade e falta de critérios do ex-prefeito Roberto Rui, trata-se de dinheiro público, portanto, a população deve se manifestar, em decisão tão importante, que tem a ver com o futuro do município, já que o sonho da reconstrução da BR-319 se vê diante de um impasse causado por um ex-prefeito que nunca pensou no município”.


Para o vereador e líder do prefeito na Câmara, Carlos Evaldo Terrinha Almeida de Souza (PDT), que à época denunciou ao Ministério Público as irregularidades cometidas por Roberto Rui, naquela construção, fica claro que o tal portal nunca deveria ser construído naquele trecho da rodovia, mas, a arrogância e a petulância do ex-prefeito o fez pensar que ele se eternizaria através daquela excrescência”.


Terrinha lembrou que ao assumir o governo em 2005, Roberto Rui determinou a demolição do hospital que estava em construção, sem qualquer consulta a ninguém, apenas porque não havia sido iniciado por ele. “Agora, vamos consultar a população, diferentemente do que fez Roberto Rui quando jogou dinheiro público no lixo, demolindo o hospital, como, aliás, é praxe sua, sumir com o dinheiro do povo”.
N.R: permitida a reprodução com citação da fonte e sem adulteração do texto original.

Perigo à vista: muitos carros e pouco espaço


Humaitá (AM) – Quem desce pela Rua Getúlio Vargas em direção ao Mercadão Municipal, acostumou-se a ver uma cena cada vez mais comum e ao mesmo tempo preocupante, mas que ainda não se avolumou o suficiente para chamar a atenção das autoridades.
Enormes caminhões e carretas estacionados a qualquer hora do dia, desembarcando mercadorias, disputam o pouco espaço da Rua Marechal Deodoro, com outros veículos motos, bicicletas e pedestres, num movimento que se torna a cada dia mais difícil. Carros estacionados dos dois lados da rua deixam apenas um pequeno corredor de passagem, em frente ao mercado municipal.


Vale lembrar que outros fatores contribuem para os riscos cada vez maiores de acidentes. Único mercado-feira da cidade, o local é diariamente frequentado por centenas de pessoas que para ali se dirigem de todos os pontos da cidade. Um ponto de moto-táxi e vários bares no entorno aumentam ainda mais o fluxo de pessoas, além de dezenas de vendedores ambulantes que também se alojam na frente do mercado.


Além disso, a Rua Marechal Deodoro é também rota dos ônibus escolares que diariamente transportam os estudantes que vêm do Colégio Agrícola para o porto, de onde seguem de barco para suas localidades de origem.


Mas o que vem preocupando mesmo é a irresponsabilidade de motociclistas e ciclistas que contrariando todas as regras de Trânsito, simplesmente não param no cruzamento da Rua Getulio Vargas com Marechal Deodoro, que dá acesso ao mercado municipal. Como a Ru Getúlio Vargas é um declive considerável, geralmente esses condutores descem em considerável velocidade.


Por volta das onze horas da manhã quando os estudantes do Patronato Maria Auxiliadora e Osvaldo Cruz, deixam seus colégios de volta para a casa, o caos se estabelece de vez, porque essa é justamente a hora de maior movimento naquela região da cidade. Em geral, os estudantes a pé ou de bicicleta, em sua maioria, adolescentes, não se dão muito ao respeito e nem esboçam qualquer sinal de paciência. Querem mesmo é chegar na frente e ainda, muitos deles, lançam consideráveis impropérios a quem se arrisca a chamar-lhes a atenção.


Ainda não se sabe por que as autoridades municipais de trânsito ou mesmo órgãos como DETRAN ou Polícia Militar, ainda não se manifestaram para conter tal situação, que por um lado reflete a pujança econômica do município, por outro, porém, indica que está na hora de se tomar providências antes que acidentes mais graves ou mesmo fatais, aconteçam ali.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Câmara aprova meia-entrada a estudantes e idosos

Humaitá (AM) – A Câmara Municipal de Humaitá aprovou por unanimidade, na sessão ordinária desta terça-feira (09) Projeto de Lei que concede o benefício da meia-entrada para estudantes e idosos a partir dos 60 anos de idade, uma antiga reivindicação da classe estudantil.

O Projeto de Lei, de autoria do vereador Sidney Alves Temo (PSL) e relatado pelo vereador Carlos Evaldo Terrinha Almeida de Souza (PDT), “autoriza o acesso a salas de cinemas, cineclubes, teatros, museus, centros culturais, parques e reservas naturais, espetáculos musicais, circenses, eventos educativos, esportivos, de lazer e entretenimento, no município de Humaitá, promovidos por quaisquer entidades e realizados em estabelecimentos públicos ou particulares, mediante pagamento da metade do preço do ingresso efetivamente cobrado do público em geral”.

Segundo o autor do Projeto “a aprovação representa uma grande contribuição da Casa aos estudantes, que sem dúvida serão gratos, não apenas ao autor do Projeto, mas, também a todos os vereadores, que entenderam a importância do benefício”. Sidney Temo ressaltou durante as discussões do Projeto, que “somente no Ensino Médio, são cerca de 4 mil estudantes diretamente beneficiados”.

O relator, vereador Terrinha, ressaltou que “o direito à meia-entrada foi uma importante e histórica conquista dos estudantes brasileiros, criado em diversos Estados-membros na década de 90, possibilitando uma maior participação em eventos esportivos e culturais, notadamente de estudantes de baixa renda”.

Participaram da sessão desta terça-feira (09), todos os nove vereadores que compõem o parlamento municipal humaitaense.

Confiram a integra do Projeto aprovado:

A Câmara Municipal de Humaitá, DECRETA:

Art. 1° Fica assegurado aos estudantes e às pessoas com idade igual ou superior a sessenta anos o acesso a salas de cinemas, cineclubes, teatros, museus, centros culturais, parques e reservas naturais, espetáculos musicais, circenses, eventos educativos, esportivos, de lazer e entretenimento, no município de Humaitá, promovidos por quaisquer entidades e realizados em estabelecimentos públicos ou particulares, mediante pagamento da metade do preço do ingresso efetivamente cobrado do público em geral.

§ 1° O benefício previsto no caput não será cumulativo com quaisquer outras promoções e convênios, como também não se aplica ao valor dos serviços adicionais eventualmente oferecidos em camarotes, áreas e cadeiras especiais.

§ 2° Somente terão direito ao benefício os estudantes regularmente matriculados nos níveis e modalidades de educação e ensino previstos no Título V, da Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996, (Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação) que comprovarem sua condição de discente, mediante apresentação, no momento da aquisição do ingresso e na portaria do local de realização do evento, de documento expedido pelo respectivo estabelecimento de ensino.

§ 3º. Aos estabelecimentos de ensino, fica facultada a expedição de Carteira de Estudante, que venha comprovar a condição do estudante regularmente matriculado, contendo todas as informações necessárias ao usufruto do benefíco, objeto desta Lei.

§ 4° Somente terão direito ao benefício os idosos que apresentarem documento oficial de identidade, no momento da aquisição do ingresso e na portaria do local de realização do evento.
Art. 2° Os estabelecimentos referidos no caput do art. 1° deverão afixar cartazes em local visível da bilheteria e da portaria, de que constem as condições estabelecidas para o gozo da meia-entrada, com os telefones dos órgãos de fiscalização.

Art. 3° Fica o Poder Executivo autorizado a criar o Conselho Municipal de Fiscalização, Controle e Regulamentação da meia-entrada e da Identificação Estudantil para estabelecer:
I - a composição e as atribuições do Conselho;

II - os critérios para a padronização, confecção e distribuição da Carteira de Identificação Estudantil;
III – a organização de mecanismos de controle das normas definidas pela lei de criação da meia-entrada; e
IV – o estabelecimento de prazo de compra antecipada para a aplicação do benefício da meia-entrada.
Art. 4º Fica o Poder Executivo autorizado a indicar a fonte de recursos para eventual ressarcimento dos produtores de espetáculos dos valores decorrentes da concessão do benefício do desconto de cinqüenta por cento a estudantes e idosos, bem como a promover a respectiva regulamentação.
Art. 5° Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

N.R: Permitida a reprodução desde que citada a fonte e sem adulteração do texto original.


segunda-feira, 27 de abril de 2009

Audiência discute BR 319 em Humaitá


Humaitá (AM) – Ameaçada de não acontecer por força de uma Liminar concedida pela Justiça Federal do Amazonas, que acabou sendo derrubada, horas depois, pelo Supremo Tribunal Federal, foi realizada na noite desta quarta-feira (22) a primeira, das quatro audiências públicas, para discussão do Estudo de Impacto Ambiental – EIA/RIMA, condição exigida para a retomada das obras de reconstrução e pavimentação da BR-319, que liga Manaus (AM) a Porto Velho (RO), no chamado “Trecho do meio” que vai do km 255 ao km 655,7 (sentido Manaus – Humaitá).


Marcada inicialmente para as 19 horas, a audiência foi iniciada com cerca de uma hora de atraso e foi conduzida por representantes do Instituto Brasileiro de Meio ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT e da Universidade Federal do Amazonas – UFAM.


Na mesa de autoridades o prefeito de Humaitá, José Cidenei Lobo do Nascimento e o presidente da Câmara de Vereadores, Rademacker Chaves, representaram o município e saudaram aos presentes dando as boas vindas àquele encontro, classificado de “histórico” pelo prefeito de Humaitá.


Também se fizeram presentes, deputados estaduais e federais dos estados do Amazonas e Rondônia, vereadores de Humaitá, representantes de entidades governamentais e não governamentais, do governo do Estado do Amazonas, universitários e centenas de pessoas de Humaitá e municípios vizinhos, que lotaram o ginásio de esportes do Centro de Excelência Irmã Carmem Cronembald, local da Audiência.


O representante do IBAMA e presidente da Mesa, Sebastião Pires, abriu o encontro e explicou o regulamento das Audiências, detalhando como são os trâmites e os passos a serem seguidos até a efetiva liberação das obras.


Miguel de Souza, representante do DNIT, revelou que a reconstrução da BR-319, “é uma decisão de governo e não algo isolado”. Com a afirmação, Miguel de Souza deixou claro que existe todo um contexto governamental que envolve várias entidades, como as presentes ao encontro, que possuem uma vontade comum, “que é exatamente integrar o Brasil de norte a sul”, disse ele.
Para o coordenador geral de meio ambiente do DNIT em Brasília, Jair Sarmento, também presente ao encontro, “é necessário esclarecer que “a reconstrução da BR 319 vai tirar 20% do Brasil do isolamento, o que representa algo em torno de 5 milhões de pessoas”.


Finalizando a primeira parte da audiência, o professor Alexandre Rivas, que coordenou a equipe de cientistas da UFAM, responsável pelo Estudo de Impacto Ambiental, fez uma exposição dos vários aspectos humanos, sociais e ambientais, que foram levados em conta durante a realização do Estudo.


Na segunda parte do evento o público presente apresentou seus questionamentos e perguntas às várias autoridades presentes, chamando a atenção principalmente para questões como preservação da rodovia após sua reconstrução.
De acordo com autoridades do DNIT após a efetiva liberação por parte do Órgão ambiental, dentro de sessenta dias já será possível iniciar os trabalhos no trecho em questão.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Arthur Neto diz que é ‘cafona’ quem não entende de Amazônia


Humaitá (AM) – o Senador e líder do PSDB no senado federal, Arthur Virgílio Neto manteve importantes encontros com lideranças políticas e outros setores da sociedade organizada do município de Humaitá, nesta segunda-feira (20), onde dentre outros assuntos, fez uma contundente defesa da Amazônia, argumentando que “quem não conhece a Amazônia é cafona”.
No primeiro encontro realizado no Clube Municipal de Humaitá, Arthur Neto fez uma demorada exposição da atual situação econômica do Brasil, chamando a atenção para as preocupações com os equívocos que, segundo ele, vem sendo cometidos pelo governo federal, notadamente no enfrentamento da crise mundial.


A tônica do encontro, porém, que contou com a presença do prefeito de Humaitá Dedei Lobo e do vice-prefeito, Renato Pereira Gonçalves, além de vereadores de situação e oposição, lideranças classistas, secretários municipais, estudantes, etc, foi a questão da Amazônia e os diversos temas que a envolvem como a reconstrução da BR-319, que liga as capitais dos Estados do Amazonas e Rondônia, desenvolvimento dos municípios do interior do Amazonas, dentre outros.


Em uma longa exposição, Arthur Neto salientou que “infelizmente o Brasil não conhece a Amazônia e muita gente se dispõe a debater esse tema, sem nenhum conhecimento de causa, gerando equívocos e até um entendimento errado acerca da Amazônia e do Amazonas”.
O senador amazonense fez um comparativo com o que acontece no sul e sudeste do país, em relação ao Amazonas. “Quando se tem uma catástrofe em estados do sul e sudeste, mobilizam-se verdadeiras forças governamentais, porém, o Amazonas vive uma tragédia com dezenas de municípios embaixo dágua e não se vê a mesma mobilização”, ressaltou.


O prefeito de Humaitá Dedei Lobo fez importantes considerações, chamando a atenção para as questões que, segundo ele, emperram o desenvolvimento do município de Humaitá. Dedei Lobo ressaltou aos presentes que “Humaitá precisa discutir questões de relevância como a oferta de uma energia elétrica de qualidade, a polêmica que envolve a reconstrução da BR-319 e o Zoneamento Ecológico e Econômico do sul do Amazonas”.


O prefeito, entretanto, destacou que apesar de toda a dificuldade, o município de Humaitá tem conseguido avançar, inclusive com a obtenção das certidões necessárias à celebração de convênios, que vinham emperrando qualquer obtenção de recurso, questão, porém, que começa a ser resolvida.


SOCIEDADE SE MANIFESTA


Vários representantes da sociedade organizada, dentre eles, professores, comerciantes, funcionários públicos, etc, aproveitaram o encontro para questionar as autoridades presentes, sobre vários temas, dentre eles, a regularização do serviço de mototáxi na cidade, o engessamento econômico dos municípios do interior do Estado em relação à capital, a reconstrução da BR-319, etc.


Após o encontro com a sociedade Humaitaense, Arthur Neto concedeu entrevista a uma emissora de radio local, onde reafirmou seu compromisso com a defesa da Amazônia e falou novamente sobre o aparente descaso com a região norte do país, que segundo ele, sofre ataques permanentes de outras regiões do país, sobretudo, no que diz respeito ao Pólo Industrial de Manaus.


O senador ainda manteve encontros com lideranças religiosas, associações de moradores, clube de mães, dentre outros segmentos da sociedade organizada humaitaense.
fonte: da Redação
Foto: Elias Pereira

quinta-feira, 26 de março de 2009

Sociedade humaitaense discute segurança e cidadania


Humaitá (AM) – Representantes de vários setores da sociedade humaitaense reuniram-se na noite desta quarta-feira (25), no histórico Salão Dom José, num encontro promovido pela Comissão Justiça e Paz, que teve como tema principal “causas da violência e alternativas para fortalecer a justiça”. O evento é parte da programação da Campanha da Fraternidade 2009.


Na mesa de autoridades, o juiz da 2ª. Vara da Comarca de Humaitá, George Hamilton Lins Barroso, o comandante do Policiamento Regional Sul – CPR-sul, TC PM Daniel Picollotto Carvalho, o comandante da 4ª. Companhia Independente de Polícia Militar, Cap. PM André Luis Barros Gióia, o delegado de polícia civil, Teotônio Rego Pereira, o Diretor do Juizado Especial, Francisco Ubiratã Santos Moreira, o diretor da Unidade Prisional de Humaitá, Manoel Perdigão, o presidente da Câmara Municipal, Rademacker Chaves, além de representantes da prefeitura de Humaitá e do 54º. Batalhão de Infantaria de Selva.


Dezenas de pessoas lotaram o Salão, que recebeu secretários municipais, professores, estudantes, comerciantes, religiosos, funcionários públicos, representantes de organizações não governamentais e outras associações. Destaque para a Cooperativa dos Mototaxistas de Humaitá. Uniformizados, os cooperados compareceram em massa, em busca de reconhecimento da atividade, que se encontra em fase de legalização.


O encontro foi dividido em três momentos distintos. No primeiro deles dois palestrantes, Daniel Picolloto e Francisco Ubiratã, abordaram temas relacionados ao papel do Estado na segurança pública. Em seguida, os participantes questionaram as autoridades presentes, sobre vários temas relacionados à segurança pública. Na última parte do evento, os presentes encaminharam à Mesa, várias propostas, algumas delas, atendidas de imediato, como a que pediu policiamento constante no cruzamento da Rua das Flores com Avenida Brasil.


Em tom de desabafo, muitos questionamentos ressaltaram a falta de um policiamento mais presente, o combate mais rigoroso aos crimes de trânsito, as atuais condições do presídio municipal, o “crescente” aumento da violência na cidade e a suposta violência policial contra adolescentes infratores, por ocasião de suas apreensões, tema destacado pela conhecida Irmã Raquel Oliveira Leal.


Respondendo aos questionamentos que envolvem a Polícia Militar, Daniel Picollotto esclareceu a forma de trabalho da PM e as dificuldades enfrentadas pela Companhia em Humaitá, que, segundo ele, esbarra na falta de viaturas e de policiais, já que Humaitá, embora conte com cerca de 90 homens na 4ª. CIPM, 40 deles encontram-se atendendo outros municípios. O comandante reconheceu que é preciso melhorar, mas, “a polícia militar cumpre seu papel e está aberta às sugestões e reclamações da população”.


Também questionado sobre vários temas que envolvem o Judiciário, como Lei Seca, Drogas, Menores, dentre outros, o juiz George Hamilton detalhou como é a atuação da Justiça e quais os parâmetros que norteiam suas decisões. “Como juiz tenho que seguir a Lei, não posso ‘tirar a venda’ da justiça, nem de um lado, nem de outro”.


Questionado sobre um conhecido caso de homicídio, ocorrido na cidade há mais de uma década, cujos supostos autores, foram a Júri Popular, sendo condenados, porém, postos em liberdade, George Hamilton foi incisivo ao ressaltar que “o caso estava parado há mais de dez anos e nós realizamos o Júri”. Didático, o magistrado foi taxativo, “se os envolvidos foram colocados posteriormente em liberdade, essa decisão foi tomada em instâncias superiores da Justiça”.
O secretário municipal de Cultura, Vagson Cação, falou sobre o trabalho que está sendo proposto pela nova administração municipal, em relação à juventude, à cultura, etc. Segundo ele, “é preciso aprender e aproveitar a experiência de quem já vem fazendo esse trabalho ao longo dos anos”.


Vagson Cação citou exemplos como o Centro do Menor, Pastoral do Idoso, dentre outras instituições, que, segundo ele, “reúnem experiência bastante para a formação de parcerias com o município, no intuito de alavancar essas políticas públicas”.


Dentre as propostas apresentadas estão a criação imediata de uma casa de apoio a menores infratores, mulheres vítimas de violência, etc; policiamento permanente no cruzamento da Avenida Brasil com Rua das Flores, onde existe um grande fluxo de veículos, além de movimentação constante de estudantes; instalação da Delegacia da Mulher e criação de postos policiais nos bairros.


Veja alguns dos questionamentos apresentados à mesa:


- A chamada “Lei Seca” não serve para Humaitá?


- De quem é a responsabilidade de fiscalizar o trânsito na cidade?


- A que se deve o “crescimento” do consumo de drogas, latrocínio, formação de quadrilha, etc, na cidade?


- Como obter justiça em uma cidade pobre?


- Existe um monopólio comercial dos taxistas na cidade?


- Por que em Humaitá só se prende pobre?


- Quais as políticas públicas existentes para os jovens de Humaitá?


fonte: Elias Pereira

quinta-feira, 5 de março de 2009

Atividades sócio-recreativas marcam 08 de março em Humaitá


Humaitá (AM) – O Dia Internacional da Mulher, comemorado a 8 de março(domingo) será marcado por várias atividades de cunho sócio-cultural e assistencial, na cidade de Humaitá, sul do Estado do Amazonas, onde entidades governamentais e não-governamentais já se mobilizam para as comemorações, que incluem mutirão de assistência social, sessão solene na Câmara Municipal, chá beneficente, dentre outras atividades.


No sábado, das 08:00h – 14:00h a prefeitura municipal de Humaitá através da Secretaria Municipal de Saúde oferece atendimento médico e odontológico, tipagem sanguínea, teste rápido de HIV, cálculo de Índice de Massa Corporal (IMC), vacinas, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, além de palestras educativas e coleta de preventivos nas unidades básicas de saúde.
Já no domingo pela manhã, às 09:00h a Câmara Municipal de Humaitá realiza sessão solene em homenagem às mulheres. A solicitação da sessão foi aprovada através de requerimento apresentado pelo vereador Carlos Evaldo Terrinha Almeida de Souza (PDT). De acordo com o presidente do parlamento municipal, Rademacker Chaves, “a Câmara de Humaitá fez questão de convidar representantes de todos os segmentos da sociedade, para essa justa e merecida homenagem”.


Às 14 horas de domingo, a Pastoral do Idoso também celebra a data com atividades recreativas e culturais, no Centro de Convivência do Idoso. De acordo com a organização do evento, esta é mais uma forma de inclusão social, sobretudo para aquelas senhoras que não têm muitas oportunidades de participar de eventos dessa natureza.


Ao final da tarde de domingo, a Prefeitura de Humaitá, realiza um grande encontro para as mulheres da cidade, evento que acontece na sede social da Associação Atlética Banco do Brasil – AABB e deverá reunir um grande número de convidadas, inclusive mulheres executivas, secretárias municipais, profissionais liberais, etc.


De acordo com a secretária municipal de saúde Lenilza Gomes de Sá Cremonez, o encontro tem também um caráter beneficente, já que serão arrecadados alimentos não perecíveis, que serão doados às famílias carentes em situação de risco nutricional.


O evento, que tem o apoio do comércio local terá a participação do conhecido grupo musical e cultural “2ª. Feira”, que reúne conhecidos e importantes músicos e artistas locais, que ao longo dos anos vêm promovendo encontros musicais e atividades de resgate da cultura local.


terça-feira, 3 de março de 2009

Homem assassinado a facadas em Humaitá



Humaitá (AM) – Um homem identificado como Pedro Martins Santos, 30 anos foi assassinado a facadas na noite desta segunda-feira (02), por volta das 19:30h, em um bar em frente a estação rodoviária de Humaitá, em circunstâncias ainda não esclarecidas pela polícia.

Segundo testemunhas, o autor do homicídio, que inclusive confessou o crime à polícia militar de Humaitá é Antonio Nascimento de Aguiar, vulgo “Neto”, que se encontra preso na 8ª. Delegacia Regional de Polícia Civil de Humaitá.

Informações colhidas pela reportagem dão conta de que a vitima ingeriu bebida alcoólica no local conhecido como Tobas Bar, dormindo em seguida na cadeira em que estava sentado, quando foi avistado pelo autor das facadas. “Neto” chegou em uma moto, possivelmente moto táxi, quando se aproximou da vitima, que mesmo dormindo, foi alvejada com duas facadas certeiras, uma no pescoço e outra nas costas.

O autor foi detido por populares que inclusive tentaram linchá-lo, fato que só não aconteceu porque uma guarnição da polícia militar de Humaitá, comandada pelo cabo Elói, chegou ao local e conteve a multidão enfurecida.

A vitima é natural da cidade de Duerê (TO) e já vinha residindo em Humaitá, havia quatro meses, onde desenvolvia projetos de manejo no Distrito de Santo Antonio do Matupi. O corpo foi removido ao hospital de Humaitá onde recebeu os preparativos de praxe a aguarda a chegada de familiares. A polícia deve ouvir o autor do homicídio nas próximas horas para a partir daí desvendar as razões que levaram ao crime.

Fonte: Repórter COBRA
Foto: Repórter COBRA