sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

EXCLUSIVO - PM desarticula comércio de entorpecentes no centro de Humaitá


Humaitá (AM) – Policiais militares lotados na 4ª. Companhia Independente de Polícia Militar de Humaitá - 4ª. CIPM prenderam em flagrante na madrugada desta sexta-feira (05) um grupo acusado do comércio ilegal de entorpecentes. A “Operação Papai Noel” vem tirando de circulação vários traficantes que ainda insistem em vender entorpecentes, apesar da ação contundente das polícias militar e civil de Humaitá.

De acordo com relatório divulgado pela PM de Humaitá, o Serviço Reservado, conhecido como P-2, recebeu denúncia via telefone 190, que em uma estância localizada próxima ao Hospital Regional de Humaitá, funcionava um agitado comércio de entorpecentes.

Por volta da 01:00h, os policiais disfarçados em uma moto Biz foram até o local e acompanharam toda a movimentação de pessoas em busca de entorpecentes. O entra e sai nos apartamentos era constante o que despertou atenção dos PM´s, que momentos depois constataram a veracidade das informações.

Foram presos em flagrante Maria Calita da Silva Carvalho, 25 anos, Mirlene Gouvêa Rodrigues, 22 anos, Everton de Oliveira Holanda, 21 anos, Gleison Fernandes da Silva, 18 anos, Edimar Zacarias Gomes, 18 anos e Marcelo Sena Zacarias. 18 anos.

Ainda segundo o relatório da PM os acusados residem em vários apartamentos da estância, onde eram confeccionados e comercializados os papelotes. Gleison no apartamento 01, Maria Calita, no apartamento 02 e Mirlene Gouvêa, no apartamento 03.

Consta no relatório da PM que Gleison, ao ser abordado engoliu 02 trouxinhas de cocaína. Com autorização do senhor Pedro Braga (padrasto de Gleison), os policiais revistaram o apartamento 01, onde foram encontradas mais 02 trouxinhas de cocaína, vários papelotes já consumidos e restos de sacos recortados.

No apartamento 03, onde mora Milena, a PM encontrou aproximadamente 25 gramas de cocaína dentro de um saco transparente e 03 trouxinhas da mesma substância entorpecente. Na abordagem foram encontrados dois filhos menores da acusada, que segundo a polícia, conviviam com aquela movimentação ilícita.

Na presença de Conselheiros Tutelares, a PM deu voz de prisão a Milena que “abriu o jogo” revelando que a droga era de Maria Calita e que naquela noite “confeccionaram as trouxinhas na sua casa, pois na casa de Calita estava muito embaçado”.

Milena “Veto”, Edimar, Marcelo e Gleison eram responsáveis pela distribuição da droga nas bocas de fumo da cidade. No momento em que os policiais iam adentrar ao apartamento de Maria Calita, esta e Milena começaram uma discussão, o que levou Milena a indicar o local exato onde havia mais droga estava escondida.

Para surpresa dos policiais, Milena escondia a droga no apartamento 05, onde reside seu pai, um senhor, de 75 anos de idade. De acordo com o relatório policial, o sexagenário ancião, não fazia a menor idéia de que sua filha Milena guardava drogas no interior de sua casa.

Foram recolhidos 12 pacotes de 25 gramas de cocaína tipo merla já preparados, envolvidos em jornal, 50 gramas de pedra de óxido, 02 sacos de cocaína em pó pesando aproximadamente 25 gramas cada um, sacos recortados para embalar a droga, linha de costura, frasco de plástico com odor de maconha e R$ 85 reais.

Milena disse aos Pms que escondia a droga para o restante do grupo e ganhava o valor de R$ 50,00 por cada pacote vendido. E usou a casa de seu pai por ele ser idoso e não conhecer o produto. Já Maria Calita disse que comercializava droga por não ter emprego e precisar sustentar sua família. Na semana anterior, parentes seus também foram flagranteados com droga. Ela informou que “tinha que fazer a correria para pagar o advogado”. Na linguagem do tráfico, o termo “Correria” significa a distribuição do produto entorpecente.

A polícia descobriu ainda, que o responsável pelo transporte da droga de Porto Velho para Humaitá era o irmão de Calita conhecido por “Cartê”, morador da cidade de Porto Velho (RO).

Fonte: PM de Humaitá

Juizado Especial completa um ano de atividades em Humaitá



Humaitá (AM) – O Juizado Especial Cível e Criminal de Humaitá chega a um ano de atividade ininterrupta, contabilizando feitos notáveis, sobretudo, no atendimento a uma considerável parcela da população que de outra forma não teria como resolver pendências de natureza jurídica, como inadimplências, quebra de contrato, etc.

Instalado em Humaitá a 08 de dezembro de 2007, o Juizado Especial tem à frente a juíza Articlina Guimarães e como diretor o advogado Francisco Ubiratã Santos Moreira, que juntamente com uma equipe de profissionais, atendem diariamente a população humaitaense.

A solenidade alusiva ao aniversário do Juizado será na sede da Instituição, no próximo dia 15 de dezembro, ocasião em que será apresentado um relatório com as estatísticas de atendimento, nesse primeiro ano de atividades no município.

Fonte: Juizado Especial de Humaitá

Tráfico em família – PM desarticula comércio de entorpecentes

Humaitá (AM) – Policiais militares lotados na 4ª. Companhia Independente de Polícia Militar de Humaitá - 4ª. CIPM prenderam em flagrante na madrugada desta sexta-feira (05) três homens e duas mulheres acusados do comércio ilegal de entorpecentes. A “Operação Papai Noel” vem tirando de circulação vários traficantes que ainda insistem em vender entorpecentes, apesar da ação contundente das polícias militar e civil de Humaitá.

Nessa madrugada, por volta das 02:00h, a PM desarticulou uma quadrilha, que vendia entorpecentes em uma estância, localizada na Avenida Cinco de setembro, em frente ao hospital regional de Humaitá. Segundo a Polícia, com os acusados foram encontrados vários papelotes de substância entorpecente, provavelmente cocaína, além de outras substâncias.

Informações colhidas com exclusividade dão conta de que pelo menos três dos acusados fazem parte da mesma família. Dias atrás a polícia já havia prendido pelo menos dois maiores, também acusados de tráfico de entorpecentes. Os dois são da mesma família dos acusados presos nessa madrugada.

A polícia informa que divulgará nas próximas horas, o nome dos acusados, a quantia exata de entorpecentes apreendidos, dentre outras informações.

Fonte: PM de Humaitá

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Um em cada quatro casamentos acaba em divórcio, revela IBGE


O Brasil registrou, em 2007, 916.006 casamentos civis - 2,9% a mais do que em 2006 (889.828) -, segundo as Estatísticas do Registro Civil divulgadas hoje (4) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já o número de divórcios e separações foi de 231.329. Ou seja, uma dissolução para cada quatro uniões civis.

Instituído em 1978, o divórcio atingiu sua maior taxa em 2007, segundo o IBGE, quando teve crescimento superior a 200%, desde 1984, passando de 0,46‰, em 1984, para 1,49‰, em 2007. Em números absolutos, os divórcios concedidos passaram de 30.847, em 1984, para 179.342 em 2007.

Segundo os técnicos que coordenaram a pesquisa, o aumento do número de divórcios pode ser explicado por dois fatores principais: mudança de comportamento na sociedade brasileira e criação da Lei 11.441, de janeiro de 2007, que desburocratizou os procedimentos de separações e de divórcios consensuais, permitindo aos cônjuges dissolver o casamento, por meio de escritura pública, em qualquer tabelionato do país.

As Estatísticas do Registro Civil também indicam que os homens casam pela primeira vez, em média, aos 29 anos e as mulheres, aos 26 anos. Em 2007, os divórcios diretos, aqueles que não passam por uma separação judicial, representaram 70,9% do total registrado no país.

Em relação à natureza das separações no Brasil, em 2007, a maior parte foi consensual (75,9%). As separações não-consensuais representaram 24,1% do total. Entretanto, no período de 1997 a 2007, observou-se um declínio de 5,9 pontos percentuais nas separações de natureza consensual. Paralelamente, as separações não-consensuais cresceram de 16.411, em 1997, para 24.960 em 2007.

Em 2007, a conduta desonrosa ou grave violação do casamento foi o motivo mais freqüente das separações judiciais de natureza não-consensual - 10,5% delas foram requeridas por mulheres e 3,2%, por homens. A separação de fato foi fundamento da ação de 10,3% do total de separações. A proporção de separações não consensuais requeridas pela mulher (17,5%) foi significativamente maior que as pedidas pelos homens (6,6%).

O estudo destaca ainda que as mulheres que têm a guarda de filhos menores representavam, em 2007, 89,1% dos casais divorciados. Esse elevado percentual de responsabilidade para com a guarda de filhos menores é um dos fatores que explica o maior número de homens divorciados que voltam a se casar com mulheres solteiras, segundo a pesquisa.

Flávia Villela
Extraído de: Direito do Estado

Polícia desvenda assassinato

Humaitá (AM) - Investigadores lotados na 8ª. Delegacia Regional de Polícia Civil de Humaitá, comandada pelo delegado Teotônio Rego Pereira desvendaram mais um homicídio ocorrido na cidade, que vinha intrigando polícia e população, pela crueldade com que foi praticado.

Fredson Rodrigues Tavares, 28 anos, foi morto a terçadas no bairro Nova Esperança, no último dia 16 de novembro. O corpo foi encontrado só de cueca, com várias terçadas na cabeça e marcas de agressão.

Desde então as Polícias Civil e Militar de Humaitá, empreenderam uma verdadeira caça aos criminosos, o que resultou na prisão de Lázaro Marinho Passos - ex-presidiário e bastante conhecido no meio policial e na apreensão dos menores E.J.S. 17 anos e B.A.S, 16 anos.

MOTIVO BANAL
O que mais chamou a atenção dos investigadores foi o motivo do crime e a forma fria com que o fato foi narrado pelos acusados. Segundo o menor E.J.S. acusados e vitima bebiam animadamente em um bar no Bairro de Nova Esperança, naquela tarde de domingo. Já bastante alcoolizados, a vitima pediu emprestada a bicicleta de E.J.S, empenhando-a em seguida em um bar, a troco de cachaça.

Já era noite quando E.J.S e a vitima travaram luta corporal, motivada pelo assunto da bicicleta, que havia sido empenhada. Sozinho e em desvantagem diante dos três acusados, Fredson Rodrigues, saiu correndo, refugiando-se em um quintal, ali próximo, sendo, entretanto, alcançado e encurralado pelos seus perseguidores.
Segundo a Polícia, Lázaro Passos e o menor B.A.S. seguraram a vítima enquanto o menor E.J.S. desferia as terçadas mortais. Não satisfeitos, os acusados de assassinato rasgaram a roupa da vitima já desfalecida e ainda colocaram sobre ela um portão de madeira.

De acordo com depoimento dos acusados o fato ocorreu por volta das 23h do dia 16 de novembro e após consumarem o ato, saíram do local como se nada tivesse acontecido, indo em seguida para suas casas, de onde acompanharam a movimentação dos policiais no dia seguinte, resgatando o corpo e empreendendo as primeiras investigações.

Fonte: Polícia Militar de Humaitá

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Câmara aprova serviço de moto-táxi em Humaitá

Humaitá (AM) – Após mais de um ano de tramitação a Câmara de Vereadores de Humaitá, aprovou na sessão ordinária desta segunda-feira (01) o Projeto de Lei, de origem do Executivo, que regulamenta o serviço de transporte de passageiros, conhecido como moto-táxi.

Por cinco votos a dois, os vereadores aprovaram o Projeto, em uma sessão tumultuada, que precisou inclusive do auxilio da Polícia Militar para conter os ânimos dos inúmeros taxistas, que lotaram o plenário do parlamento municipal, no intuito de pressionar os vereadores a votarem contra o projeto.

Após vários discursos dos vereadores que se sucederam na tribuna, o presidente da Câmara de Humaitá, vereador Sidney Temo, colocou o projeto em votação, seguindo a ordem regimental da Casa. Num clima de bastante apreensão, taxistas e moto-taxistas, representantes de classe, dentre outros presentes, acompanharam um-a-um os votos dos sete vereadores presentes. Apenas o vereador Joel Guerra, que se encontra viajando, não compareceu à sessão.

Os vereadores João Batista da Cruz Santiago e Humberto Neves Garcia votaram contra. Porém, os dois votos não foram suficientes para impedir a aprovação, já que os vereadores, Carlos Evaldo Terrinha, Rademacker Chaves, Professora Jusci, Olegário de Mendonça e Edmee Brasil votaram a favor da aprovação.

O último a declarar o voto foi o vereador Olegário de Mendonça, o “Lelé”, recordista de mandatos no Amazonas, sete ao todo, que está encerrando a carreira política. Lelé nem precisou usar a Tribuna. De sua cadeira, o “Decano” da Câmara de Humaitá foi taxativo, votou pela aprovação do serviço de moto-táxi.

“CARTÃO DE VISITA”
Os votos que foram decisivos para a aprovação do Projeto, vieram da base aliada do prefeito eleito de Humaitá, Dedei Lobo, que, curiosamente havia “fechado” com os taxistas no sentido de não permitir a aprovação do serviço de moto-táxi.

Os vereadores Terrinha, Rademacker e Professora Jusci, aliados de Dedei Lobo, estranhamente foram a favor do projeto. Argumenta-se nos bastidores, que o próprio prefeito eleito, teria orientado seus aliados a votarem pela aprovação. Da Tribuna da Casa, o vereador João Batista, conhecido como Dom João, destacou exatamente esse aspecto, argumentando que “esse é o primeiro cartão de visita do prefeito eleito, para aqueles que acreditaram nele, no caso, os taxistas”.

Fonte: Câmara Municipal de Humaitá

Polícia divulga balanço de atividades


O comando da 4ª. Companhia Independente de Polícia Militar de Humaitá – CIPM divulgou na manhã desta segunda-feira (01) um balanço das principais atividades e operações realizadas nos últimos dias, sobretudo, operações voltadas ao combate ao comércio de entorpecentes, cujas estatísticas apontam um aumento, por ocasião do início dos festejos em honra a Nossa Senhora Imaculada conceição, que vão de 28.11 a 08 de dezembro.

Sob o comando do Capitão PM André Gióia a PM de Humaitá tem realizado um trabalho incansável no sentido de tirar de circulação vários criminosos, responsáveis por inúmeros delitos que vêm ocorrendo na cidade.

Segundo o relatório da PM de Humaitá, desde a última sexta-feira (28.11) foram presos em flagrante seis acusados de atuarem no comércio ilegal de venda de entorpecentes, identificados com Éden Pinto França, Edney Bentes da Silva, Eliézio Zacarias, Maria Nonata da Cruz Góes, Adeilson Silva de Oliveira e Simone Almeida de Andrade. A PM ainda tirou de circulação Anderson Pereira Gomes acusado de praticar roubos na cidade. Foram feitas também aproximadamente 35 prisões por desordem e blitz de trânsito.

O comando da PM de Humaitá informa que a “Operação Papai Noel” se estende por todo o mês de dezembro, visando dar tranqüilidade à população e reduzir ainda mais a incidência de crimes de toda a ordem, como tráfico, infrações de trânsito, roubos e furtos, dentre outros.

Fonte: PM de Humaitá

sábado, 29 de novembro de 2008

Ousadia sem limite – traficante “negociava” a poucos metros da PM

Humaitá (AM) - A ousadia dos traficantes na cidade de Humaitá parece mesmo não ter limites. Desta vez, policiais lotados na 4ª. Companhia Independente de Polícia Militar tiraram de circulação Eder de Castro França, 26 anos, vulgo “D” morador do bairro São Cristóvão, acusado de vender drogas em seu “bar”, que fica exatamente de frente com os fundos do quartel da PM.

Segundo informações da Polícia Militar, o acusado já estava sendo investigado, principalmente porque o movimento de clientes do suposto bar era muito grande, o que despertou a atenção dos policiais.

Com o Mandado de Busca e Apreensão expedido pelo Juiz da 2a Vara da Comarca de Humaitá George Hamilton Lins Barroso, os policiais foram até o local, onde abordaram o acusado, que se encontrava em posse de um saco de plástico contendo em seu interior 25 gramas de cocaína em pó, R$ 109,00 e um celular.

No bar foram encontradas duas trouxinhas de cocaína e na casa, que fica nos fundos do suposto bar, mais 05 trouxinhas escondida dentro de uma bermuda. Foram apreendidos também sacos plásticos, tesoura, 01 tubo de linha e o Alvará de funcionamento do bar.

Já na 8ª Delegacia Regional de Polícia Civil, o acusado revelou que comprou a droga no bairro da Olaria pelo valor de R$ 100,00 o que lhe renderia R$ 150,00. Disse também que cada papelote era vendido ao preço de 10 reais.

A Polícia também constatou que Eder também atendia na modalidade disk-droga a qualquer hora do dia. No “xadrez” da 8ª DRPC, Eder se disse “arrependido”, que quando sair “vai procurar trabalhar honestamente”.

A ação contundente da Policia Militar de Humaitá, com o apoio do judiciário, tem sido responsável pela prisão de vários traficantes e apreensão de considerável quantidade de entorpecentes. Segundo o comandante da 4ª. CIPM, Capitão André Gióia, “a ação da polícia vai continuar, visando tirar de circulação esses e outros criminosos”.

terça-feira, 25 de novembro de 2008

“De volta pro aconchego” – PM prende casal de traficantes

Já completamente envolvidos pelo espírito natalino, que impulsiona as pessoas a visitarem parentes, amigos, locais por onde já passaram, duas dessas pessoas resolveram envidar todos os esforços no sentido de voltarem ao aconchego do velho lar, só que de forma diferente do que fazem as pessoas de bem. O lindo casal resolveu amealhar recursos através do comércio ilegal de entorpecentes, aproveitando o aumento do consumo no mercado local.

Porém, apesar da luta do enamorado casal em vencer na vida através de seus próprios esforços, o comércio de entorpecentes é crime e a gloriosa polícia militar de Humaitá, não deixou por menos e mais uma vez, “grampeou” o esforçado casal.

Consta no Boletim de Ocorrência da PM que Antônio Moura, 57 anos, vulgo “boca” ex-presidiário e sua esposa Luciete Moura, ambos presos em 2007 pelo crime de tráfico de entorpecentes, tocavam um animado comércio de DVD´s em sua residência, quando receberam a visita da Polícia, que na ocasião, descobriu que a clientela, longe de querer assistir a filmes de baixa qualidade, estava na verdade interessada em se entupir de tudo o que não presta.

Após várias denúncias através do telefone 190, a Polícia Militar passou a realizar campanas próximas ao local denunciado e na última sexta-feira (21), por volta das 12 horas a PM deu o bote certeiro, prendendo em flagrante os acusados e interrompendo o intenso entra-e-sai de pessoas no local.

Na abordagem “boca” tinha no bolso 02 trouxinhas de cocaína tipo “merla” dentro de uma caixa de fósforos, além da quantia de 57 reais. Sua fiel esposa e sócia no crime tinha consigo 03 trouxinhas de cocaína em pó.

E mais uma vez, como o espírito de natal falou mais alto, ao receber voz de prisão, “boca” demonstrou toda sua generosidade oferecendo de “presente” aos policiais, sua moto e uma quantia em dinheiro. Mas, Papai Noel não aceita suborno e o casal foi levado às barras da justiça.

Antonio Moura se defende e apesar de ter sido flagranteado contestou a prisão, dizendo “que isso não passava de perseguição, pois, só vendia para sobreviver, enquanto outros vendem descaradamente”. Apesar do sensibilizado desabafo, o acusado não revelou o nome de principal fornecedor.

Segundo a Polícia Militar de Humaitá, a empresa de “Boca” ia de vento em popa, inclusive com entrega em domicilio, realizada por ele mesmo, através do serviço disk droga. Ligou, pediu, chegou. Nesse caso, o serviço está suspenso, espera-se, para sempre.

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Polícia prende assaltantes em Humaitá


A Polícia Militar de Humaitá prendeu em flagrante no último domingo (23), por volta das duas horas da madrugada, três assaltantes oriundos da cidade de Porto Velho/RO, identificados como José André Pessoa Neto, 18 anos, Deicom Camilo, 21 anos e Charles Sena, 22 anos, todos considerados de alta periculosidade naquele Estado.

Consta no boletim de ocorrência que os acusados já vinham residindo na cidade há uma semana, hospedados em uma casa no bairro da Olaria Beco Garcia – onde arquitetaram e planejaram o assalto à Casa Lotérica São Judas Tadeu, localizada no centro da cidade. Segundo a Polícia Militar, os assaltantes chegaram a desenhar a planta do local. Para não despertar a atenção, durante sua estadia na cidade, fizeram-se passar por vendedores de DVD´s piratas.

A Polícia relata que algumas tentativas do assalto foram frustradas, dada a presença constante da PM ao longo da Avenida Cinco de Setembro, o que levou os acusados a agirem de forma diferente, executando o plano durante a madrugada. De acordo com a Polícia Militar de Humaitá, os assaltantes entraram no prédio pelo telhado, desativando o alarme, em seguida, evitando que o mesmo disparasse.

Os acusados foram surpreendidos pela Polícia Militar no interior do prédio, em posse de 01 chave de fenda, um pé de cabra, 01 martelo, 01 alicate, fios e uma bolsa, que segundo os assaltantes, seria usada para transportar dinheiro e tudo mais que conseguissem.

Ainda segundo a PM, os assaltantes, planejaram cuidadosamente a ação, chegando inclusive a investigar os valores que havia no interior da Casa Lotérica. Eles relataram à polícia que sabiam da existência de cerca de 100 mil reais em tele-senas e raspadinhas, além de considerável quantidade de dinheiro em espécie.

O Boletim de Ocorrência relata ainda que os marginais reagiram à prisão, sendo necessário o uso da força para dominá-los. Um deles inclusive tentou fugir pelo teto, mas acabou despencando de uma laje.

Em entrevista ao Blog, o Tenente Márcio Leite que atualmente responde pelo comando da 4° CIMP/ Humaitá adiantou que a Polícia continua em busca de um quarto comparsa. O comandante destaca que a participação da população denunciando qualquer suspeito é fundamental para o esclarecimento de vários crimes.

A prisão dos assaltantes faz parte da “Operação Papai Noel”, que visa combater tráfico de drogas, prostituição infantil, pirataria, fiscalização de bares, dentre outros. O comando da PM informa que a Operação vai continuar, sobretudo durante os festejos em honra à Nossa Senhora da Conceição, época em que a cidade recebe milhares de visitantes, de vários municípios e Estados.