terça-feira, 6 de novembro de 2012

O perfil do novo presidente do parlamento humaitaense

Dos 13 vereadores que ocuparão a Câmara Municipal de Humaitá, 7 são estreantes; 4 eleitos na oposição; 3 deles pela primeira vez; apenas 1 reeleito na oposição.

Os números são esclarecedores e para quem não gosta deles, vale a pena lembrar alguns importantes aspectos do próximo mandato.

Sem dúvida o próximo presidente será da base aliada do atual prefeito, possivelmente um dos que já comandou o parlamento; e aqui não se trata de se adotar o "mais votado" como critério para a assunção da presidência.

Caso a presidência vá para as mãos de um estreante no cargo, mesmo que venha de um mandato ou mais, este também será daqueles que gravita muito próximo do atual mandatário municipal.

A pergunta é: dos sete eleitos, quem terá influência suficiente para compor a mesa diretora, ocupando talvez a primeira secretaria ou indicando um diretor de finanças, secretário legislativo, enfim?

É bom lembrar que o atual presidente, encerra suas atividades em 31 de dezembro de 2012, e, apesar de ocupar o cargo de vice-prefeito de Humaitá, a partir do dia 1.1.13, com quase absoluta certeza não "apitará" mais muita coisa no parlamento mangabense, pois, essa é a regra, "rei morto, rei posto", ademais, o novo presidente quererá estampar a sua marca!

Dito isto, o perfil do novo presidente continuará sendo o de um parceiro de primeira hora do prefeito municipal, conduzindo seus pares de acordo com o pensamento da maioria que dará sustentação ao alcaide, nesse caso, nada mais nada menos que 9 vereadores, talvez 10!

Nenhum comentário:

Postar um comentário