Humaitá (AM) – o Senador e líder do PSDB no senado federal, Arthur Virgílio Neto manteve importantes encontros com lideranças políticas e outros setores da sociedade organizada do município de Humaitá, nesta segunda-feira (20), onde dentre outros assuntos, fez uma contundente defesa da Amazônia, argumentando que “quem não conhece a Amazônia é cafona”.
No primeiro encontro realizado no Clube Municipal de Humaitá, Arthur Neto fez uma demorada exposição da atual situação econômica do Brasil, chamando a atenção para as preocupações com os equívocos que, segundo ele, vem sendo cometidos pelo governo federal, notadamente no enfrentamento da crise mundial.
No primeiro encontro realizado no Clube Municipal de Humaitá, Arthur Neto fez uma demorada exposição da atual situação econômica do Brasil, chamando a atenção para as preocupações com os equívocos que, segundo ele, vem sendo cometidos pelo governo federal, notadamente no enfrentamento da crise mundial.
A tônica do encontro, porém, que contou com a presença do prefeito de Humaitá Dedei Lobo e do vice-prefeito, Renato Pereira Gonçalves, além de vereadores de situação e oposição, lideranças classistas, secretários municipais, estudantes, etc, foi a questão da Amazônia e os diversos temas que a envolvem como a reconstrução da BR-319, que liga as capitais dos Estados do Amazonas e Rondônia, desenvolvimento dos municípios do interior do Amazonas, dentre outros.
Em uma longa exposição, Arthur Neto salientou que “infelizmente o Brasil não conhece a Amazônia e muita gente se dispõe a debater esse tema, sem nenhum conhecimento de causa, gerando equívocos e até um entendimento errado acerca da Amazônia e do Amazonas”.
O senador amazonense fez um comparativo com o que acontece no sul e sudeste do país, em relação ao Amazonas. “Quando se tem uma catástrofe em estados do sul e sudeste, mobilizam-se verdadeiras forças governamentais, porém, o Amazonas vive uma tragédia com dezenas de municípios embaixo dágua e não se vê a mesma mobilização”, ressaltou.
O prefeito de Humaitá Dedei Lobo fez importantes considerações, chamando a atenção para as questões que, segundo ele, emperram o desenvolvimento do município de Humaitá. Dedei Lobo ressaltou aos presentes que “Humaitá precisa discutir questões de relevância como a oferta de uma energia elétrica de qualidade, a polêmica que envolve a reconstrução da BR-319 e o Zoneamento Ecológico e Econômico do sul do Amazonas”.
O prefeito, entretanto, destacou que apesar de toda a dificuldade, o município de Humaitá tem conseguido avançar, inclusive com a obtenção das certidões necessárias à celebração de convênios, que vinham emperrando qualquer obtenção de recurso, questão, porém, que começa a ser resolvida.
SOCIEDADE SE MANIFESTA
Vários representantes da sociedade organizada, dentre eles, professores, comerciantes, funcionários públicos, etc, aproveitaram o encontro para questionar as autoridades presentes, sobre vários temas, dentre eles, a regularização do serviço de mototáxi na cidade, o engessamento econômico dos municípios do interior do Estado em relação à capital, a reconstrução da BR-319, etc.
Após o encontro com a sociedade Humaitaense, Arthur Neto concedeu entrevista a uma emissora de radio local, onde reafirmou seu compromisso com a defesa da Amazônia e falou novamente sobre o aparente descaso com a região norte do país, que segundo ele, sofre ataques permanentes de outras regiões do país, sobretudo, no que diz respeito ao Pólo Industrial de Manaus.
O senador ainda manteve encontros com lideranças religiosas, associações de moradores, clube de mães, dentre outros segmentos da sociedade organizada humaitaense.
fonte: da Redação
Foto: Elias Pereira