quinta-feira, 5 de março de 2009

Atividades sócio-recreativas marcam 08 de março em Humaitá


Humaitá (AM) – O Dia Internacional da Mulher, comemorado a 8 de março(domingo) será marcado por várias atividades de cunho sócio-cultural e assistencial, na cidade de Humaitá, sul do Estado do Amazonas, onde entidades governamentais e não-governamentais já se mobilizam para as comemorações, que incluem mutirão de assistência social, sessão solene na Câmara Municipal, chá beneficente, dentre outras atividades.


No sábado, das 08:00h – 14:00h a prefeitura municipal de Humaitá através da Secretaria Municipal de Saúde oferece atendimento médico e odontológico, tipagem sanguínea, teste rápido de HIV, cálculo de Índice de Massa Corporal (IMC), vacinas, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, além de palestras educativas e coleta de preventivos nas unidades básicas de saúde.
Já no domingo pela manhã, às 09:00h a Câmara Municipal de Humaitá realiza sessão solene em homenagem às mulheres. A solicitação da sessão foi aprovada através de requerimento apresentado pelo vereador Carlos Evaldo Terrinha Almeida de Souza (PDT). De acordo com o presidente do parlamento municipal, Rademacker Chaves, “a Câmara de Humaitá fez questão de convidar representantes de todos os segmentos da sociedade, para essa justa e merecida homenagem”.


Às 14 horas de domingo, a Pastoral do Idoso também celebra a data com atividades recreativas e culturais, no Centro de Convivência do Idoso. De acordo com a organização do evento, esta é mais uma forma de inclusão social, sobretudo para aquelas senhoras que não têm muitas oportunidades de participar de eventos dessa natureza.


Ao final da tarde de domingo, a Prefeitura de Humaitá, realiza um grande encontro para as mulheres da cidade, evento que acontece na sede social da Associação Atlética Banco do Brasil – AABB e deverá reunir um grande número de convidadas, inclusive mulheres executivas, secretárias municipais, profissionais liberais, etc.


De acordo com a secretária municipal de saúde Lenilza Gomes de Sá Cremonez, o encontro tem também um caráter beneficente, já que serão arrecadados alimentos não perecíveis, que serão doados às famílias carentes em situação de risco nutricional.


O evento, que tem o apoio do comércio local terá a participação do conhecido grupo musical e cultural “2ª. Feira”, que reúne conhecidos e importantes músicos e artistas locais, que ao longo dos anos vêm promovendo encontros musicais e atividades de resgate da cultura local.


terça-feira, 3 de março de 2009

Homem assassinado a facadas em Humaitá



Humaitá (AM) – Um homem identificado como Pedro Martins Santos, 30 anos foi assassinado a facadas na noite desta segunda-feira (02), por volta das 19:30h, em um bar em frente a estação rodoviária de Humaitá, em circunstâncias ainda não esclarecidas pela polícia.

Segundo testemunhas, o autor do homicídio, que inclusive confessou o crime à polícia militar de Humaitá é Antonio Nascimento de Aguiar, vulgo “Neto”, que se encontra preso na 8ª. Delegacia Regional de Polícia Civil de Humaitá.

Informações colhidas pela reportagem dão conta de que a vitima ingeriu bebida alcoólica no local conhecido como Tobas Bar, dormindo em seguida na cadeira em que estava sentado, quando foi avistado pelo autor das facadas. “Neto” chegou em uma moto, possivelmente moto táxi, quando se aproximou da vitima, que mesmo dormindo, foi alvejada com duas facadas certeiras, uma no pescoço e outra nas costas.

O autor foi detido por populares que inclusive tentaram linchá-lo, fato que só não aconteceu porque uma guarnição da polícia militar de Humaitá, comandada pelo cabo Elói, chegou ao local e conteve a multidão enfurecida.

A vitima é natural da cidade de Duerê (TO) e já vinha residindo em Humaitá, havia quatro meses, onde desenvolvia projetos de manejo no Distrito de Santo Antonio do Matupi. O corpo foi removido ao hospital de Humaitá onde recebeu os preparativos de praxe a aguarda a chegada de familiares. A polícia deve ouvir o autor do homicídio nas próximas horas para a partir daí desvendar as razões que levaram ao crime.

Fonte: Repórter COBRA
Foto: Repórter COBRA