sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Escritor humaitaense lança livro sobre a lenda da mangaba


Humaitá (AM) – O escritor e jornalista humaitaense José Maria Viana de Souza, lança no próximo dia 14 de fevereiro mais uma obra de sua autoria, “A Lenda da Mangaba”, em evento que acontece na histórica Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, a partir das 20 horas. Segundo o autor o evento deve reunir intelectuais, escritores, professores e todos quantos se dedicam à preservação de nossas raízes históricas”.

A lenda da mangaba é originalmente uma peça de teatro foi encenada no conhecido Salão Dom José, por “atores” que à época despontavam para a juventude e já lutavam para manter viva a chama da cultura local, dentre eles o próprio José Maria Viana, Altanira Uchôa, Júlio Sérgio Aires, Nilson Martins, dentre outros filhos e filhas de Humaitá, muitos deles radicados atualmente nas mais diferentes regiões do país.

Decantada em verso e prosa e conhecida internacionalmente, a mangaba é um dos símbolos mais marcantes do município e do povo de Humaitá, muito embora, os famosos mangabais humaitaenses já estejam praticamente extintos, dada a ação predatória do homem, como queimadas, etc.

fonte: daa redação do Blog

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Mais droga incinerada em Humaitá

Humaitá (AM) – Uma ação conjunta envolvendo várias autoridades do município de Humaitá resultou em mais uma incineração de drogas na manhã desta quinta-feira (05), em uma madeireira da cidade. Várias autoridades participaram da operação, dentre elas o juiz da 2ª. Vara da Comarca de Humaitá, George Hamilton Lins barroso, a promotora de justiça, Simone Martins Lima, o comandante do Policiamento Regional Sul, Cel. Daniel Picollotto e o delegado de polícia Teotônio Rego Pereira.

Em seu discurso o juiz George Lins destacou que “essa operação é o resultado efetivo e visível do combate ao tráfico de drogas que vem sendo desenvolvido de forma conjunta, envolvendo todas as autoridades do município”.

George Lins salientou também, que “não basta apenas realizar as apreensões, é preciso dar um fim a essa droga, até em resposta à sociedade, que espera de fato uma ação contundente das polícias e do judiciário”. Em 2008 várias incinerações também foram realizadas.

Mais de 30 quilos de entorpecentes foram incinerados, incluindo maconha, cocaína, crack, pedra de óxido, dentre outras substâncias.

Nos últimos meses, a Policia Militar de Humaitá, através das equipes do serviço reservado, vem combatendo fortemente o tráfico na cidade, alcançando importantes resultados, como a apreensão de mais de 20 quilos de maconha de uma só vez, realizada ao início desta semana.

Fonte: PM de Humaitá
Fotos: Ronaldo Fotos

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

PM apreende mais de 20 kg de maconha


Humaitá (AM) – Uma equipe do serviço reservado da 4ª. Companhia Independente de Polícia Militar de Humaitá – CIPM realizou na noite desta segunda feira (02) uma das maiores apreensões de droga dos últimos meses, conseguindo inclusive colocar atrás das grades um dos “cabeças” do tráfico na cidade, além de dois de seus comparsas. Segundo a PM trata-se de Fábio Ferreira Dias, 31 anos, natural de São Paulo e seus comparsas Flavilson Martins Barros, 26 anos o “Bal” e Fagner Martins Almeida, 27 anos o “Eré”.

De acordo com o Boletim de ocorrência a equipe do serviço reservado já estava no encalço do principal acusado por ele ter sido denunciado por várias vezes como o dono do material. No dia 02.02 por volta de 16:00h a equipe de Pms observou a movimentação de pessoas em um Hotel da cidade e acompanhou os passos do acusado.

Na companhia de “Bal”, Fábio foi abordado pela PM na Praça da Saúde, onde ao serem revistados foi encontrado com “Bal” um tablete pesando 642 gramas de maconha prensada e com Fábio 03 trouxinhas de cocaína em pó, uma porção de maconha e a quantia de R$ 105,00 reais.

Muito nervoso Fábio tentou enganar a equipe dando o nome de outro hotel, mas, os Pms se deslocaram ao local exato de onde o mesmo havia saído naquela tarde. No apartamento 52 foi encontrada uma mala de viagem contendo em seu interior 21, 456 Kg de maconha prensada, o qual ao receber voz de prisão decidiu abrir o jogo.

Declarou que adquiriu a droga no Paraguai e que atravessou os Estados do Mato Grosso, Rondônia e Amazonas. “Bal” morador de Humaitá era quem fazia a correria e apresentava os traficantes da cidade. No mesmo dia o acusado já havia vendido 2 kg da droga.

O comandante da 4ª. CIPM, Cap. André Barros Gióia, disse em entrevista exclusiva ao Blog, que “A PM não vai dar trégua e continuará na missão de combater a criminalidade, sobretudo o tráfico de drogas, que como todos sabem tem um efeito devastador no seio da sociedade”.

Fotos: PM de Humaitá
Fonte: PM de Humaitá

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Vendedor de bombons preso com entorpecente


Humaitá (AM) - Policiais Militares lotados na 4° CIPM prenderam em flagrante delito o vendedor de bombons, Itamar de Souza Marques, 23 anos o “Cara de Pedra” acusado de vender entorpecentes, nas comunidades do Rio Madeira, durante a realização de festejos.

Segundo o Boletim de Ocorrência, o acusado vinha sendo investigado, porque denúncias davam conta de que “Cara de Pedra”, havia transformado sua banca de bombons em uma boca de fumo ambulante.

No último sábado (31) uma equipe de policiais se deslocou até a localidade de Carapanatuba – Rio Madeira, onde se realizava o tradicional festejo daquela localidade. Ao perceberem a grande movimentação de clientes na banca de bombons do acusado, os policiais fizeram a abordagem, encontrando em meio aos bombons, 13 trouxinhas de maconha e a quantia de R$ 133,00 reais.

Ao ser interrogado pela equipe da PM o acusado delatou o nome de seu fornecedor e disse que vendia a droga para seu sustento. O mesmo foi conduzido a Humaitá para os procedimentos de praxe e posteriormente ao presídio local.

Foto: PM de Humaitá
Fonte: PM de Humaitá