Humaitá (AM) - Em cerimônia emocionante o escritor humaitaense José Maria Viana de Souza lançou na noite deste sábado (14) sua mais recente obra, “A Lenda da Mangaba”, evento que aconteceu na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro e reuniu, num encontro histórico, tradicionais famílias de Humaitá.
Secretários municipais, vereadores e o prefeito de Humaitá, Dedei Lobo, foram algumas das muitas personalidades que abrilhantaram o evento, que também teve a participação musical do Grupo Segunda-Feira, que vem ao longo dos anos, realizando um trabalho de resgate da cultura local, não só na música, mas, também na literatura, artes plásticas, etc.
O engenheiro e secretário municipal de infraestrutura, Luis Gonzaga Aires Alves, fez um apelo emocionado ao prefeito de Humaitá, falando da preservação do que ainda resta dos antigos mangabais. Dr. Chico Doca, como é conhecido, pediu ao prefeito que faça o que for necessário para a criação de uma reserva ecológica nas áreas de
campo onde ainda há vestígio da mangaba.
Outro que também destacou a importância histórica de Humaitá foi o advogado e vereador Carlos Evaldo Terrinha Almeida de Souza, que fez um relato da trajetória vitoriosa de vários filhos de Humaitá, que hoje se destacam em vários setores da atividade profissional, em todas as regiões do país.
O autor e homenageado da noite, José Maria Viana, emocionou-se ao lembrar o inicio desse trabalho, quando vários jovens humaitaenses, há 25 anos, encenaram “A Lenda da Mangaba”, no tradicional salão Dom José.
Diante de um público seleto e vários companheiros de teatro, dentre eles Altanira Uchoa, Altamira Leal, Moisés Cezário, Domingos Sávio Barbosa, o autor da Lenda da Mangaba salientou que o trabalho em si tem vários aspectos, um deles, busca realizar uma discussão sociológica e cultural do município de Humaitá.
O prefeito de Humaitá Dedei Lobo, também ressaltou a importância da cultura local e destacou nomes de pessoas que ao longo dos anos mantém viva a memória histórica e cultural do município de Humaitá. “Parabéns a você José Maria Viana e a todos quantos amam e lutam por essa nossa terra de Humaitá, que é de todos nós, humaitaenses de nascimento e daqueles que a
dotaram essa terra para viver, trabalhar e criar suas famílias”, ressaltou o prefeito.
A cerimônia foi conduzida pelo apresentador Elias Pereira e teve a participação do folclórico Juca Mota, que alegrou a todos com suas tradicionais tiradas e histórias de conhecidas famílias humaitaenses.
fonte: Da Redação
fotos: Ronaldo Fernandes
Nenhum comentário:
Postar um comentário