terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Manaus sediará Copa de 2014


O blog do Juca Kfouri dá o furo: São Paulo será sede da Copa de 2014 e Manaus a sede amazônica, deixando Belém de fora. De acordo com blogueiro, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, passará por São Paulo neste meio de semana. Ele será recebido pelo governador José Serra (que passou um dia reunido em Manaus, semana passada, com o governador Eduardo Braga, por causa de uma pane em sua aeronave) e deverá anunciar a decisão da federação. Segundo Kfouri, a decisão de Blatter tem suas razões: Manaus é a capital amazônica mais conhecida no mundo e São Paulo é a cidade economicamente mais importante do país.

Investimento
A preparação "tática" de Manaus para fazer um "gol verde" e se tornar uma das 12 sub-sedes da Copa do Mundo de Futebol de 2014 exigirá investimentos que giram em torno de R$ 6 bilhões em obras de infra-estrutura, que devem gerar cerca de 50 mil ocupações econômicas nos próximos quatro anos na cidade e incluem a construção de uma moderna arena poliesportiva, 100% ecologicamente correta, com cobertura retrátil, na área do Vivaldo Lima.

Projeto importante
Ao apresentar o projeto à Fifa, o governador Eduardo Braga lembrou que, no momento em que todos discutem estratégias destinadas a combater os efeitos da crise financeira registrada no mundo, a preparação para a Copa de 2014 se transforma em um evento maior e importante para a atração de investimentos, geração de empregos e renda, e criação de infraestrutura básica e de turismo.


Além de reafirmar o compromisso do Amazonas de cumprir as determinações da FIFA, o governador destacou o trabalho realizado pelo seu vice, Omar Aziz, na preparação do projeto, e afirmou que os ganhos para o Amazonas são praticamente imensuráveis. Como exemplo disse que as iniciativas que vão ser implementadas com o objetivo de proporcionar mobilidade urbana para Manaus vão representar soluções definitivas para os problemas enfrentados pela população. "Este projeto é do Amazonas, que foi o único estado a apresentar um projeto que defende a realização de uma Copa Carboneutralizada, com alternativas para compensar possíveis emissões de carbono", disse ele.


Novo estádio
O projeto a encaminhado à Fifa prevê, além da construção de centros de treinamentos, a edificação de uma moderna "arena multiuso", na área do Vivaldo Lima. A estrutura do novo estádio lembrará uma grande cesta de palha, terá capacidade para 46 mil pessoas, cobertura retrátil, camarotes, restaurante, centro de convenções, dois edifícios garagem e centro de compras.


Braga disse, ainda, que o projeto do novo estádio de futebol foi baseado em conceitos de sustentabilidade internacionais e prevê o aproveitamento da água das chuvas para o resfriamento das estruturas do complexo e manutenção de uma temperatura agradável no seu interior. O projeto desenvolvido pela emprega alemã GMP, prevê a transformação do entorno do novo estádio, que será construído no lugar do Vivaldo Lima, em um grande parque de lazer e entretenimento, integrado com o Sambódromo e a Vila Olímpica de Manaus. (WMF).
fonte: MASKATE

Nenhum comentário:

Postar um comentário