
O MEC (Ministério da Educação) divulgou nesta segunda-feira (12) a lista de pré-aprovados em 2ª chamada no Fies (Programa de Financiamento Estudantil). Hoje já começa o prazo para apresentação das informações relacionadas na ficha de inscrição, o que deve ser feito nas instituições onde os candidatos ao financiamento estudam. Esse prazo vai até sexta-feira (16).
Além de apresentar às instituições onde estudam os documentos que asseguram a obtenção do financiamento das mensalidades, os alunos também precisam ir a uma agência da Caixa Econômica Federal, até dia 23, para contratar o empréstimo. A Sesu (Secretaria de Educação Superior) lembra que o aluno só deve ir à Caixa depois de obter o documento de aprovação do financiamento na faculdade onde estuda.
Foram pré-selecionados 50 mil estudantes entre os cerca de 60 mil que se inscreveram para o Fies no segundo semestre do ano passado. Trabalham com o Fies 999 instituições mantenedoras de faculdades que oferecem cursos em 1.969 campi universitários.
Programa do Ministério da Educação, o Fies é operacionalizado pela Caixa, que financia de 50% a 75% das mensalidades. Para os bolsistas parciais (bolsa com 50% da mensalidade) do Programa Universidade para Todos (ProUni), o financiamento é de 100% do restante da mensalidade.
O Fies adota duas taxas de juros anuais, fixas: 3,5% ao ano para alunos dos cursos de licenciatura, pedagogia, normal superior e tecnológicos (integrantes do catálogo de cursos da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica - Setec); e taxa de 6,5% ao ano para os demais cursos. Desde sua criação, no segundo semestre de 1999, o Fies já atendeu 506 mil universitários.
Fonte: UOL/Com informações do Ministério da Educação.
Fonte: UOL/Com informações do Ministério da Educação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário