sábado, 1 de novembro de 2008

FAÇAM SUAS APOSTAS!

Mais que natural, o buchicho em torno do futuro da administração municipal de Humaitá, toma conta das rodas de bate-papo, esquinas, mesas de bar e, claro, das discussões sérias, oriundas dos interessados diretamente no processo, como os eleitos para o próximo quadriênio, além de seus assessores mais diretos.
Por enquanto tudo continua na base da especulação, mas, um fato pelo menos é responsável pelo atraso na divisão do “bolo do poder”, exatamente a dança das cadeiras na Câmara de Vereadores e a incerteza a cerca de quem realmente tomará posse em 1º. de janeiro de 2009. Até lá, ao contrário do que muita gente erroneamente prega, muita coisa poderá mudar. Como diz o velho “boto navegador” Gilberto Mestrinho, “em política tudo é possível”.
Mantida a cassação do vereador reeleito Joel Guerra, por exemplo, o quadro muda substancialmente, inclusive no que diz respeito à Presidência, até dias atrás, “definida” a favor do estreante Bem-te-vi, conhecido empresário local. Outro que também cairia por tabela, mantida a cassação de Joel Guerra, seria o vereador reeleito Carlos Terrinha, que também vislumbra a possibilidade de dirigir a Casa.
Terrinha que há alguns dias, “barrou” via judicial a possibilidade da assunção à presidência, do vereador eleito Bem-te-vi, agora luta pra não ficar de fora. Outra ironia do destino: adversários políticos históricos, Terrinha e Joel Guerra, agora rezam no mesmo terço, porque a queda daquele, representaria o fim do sonho de mais um mandado a este.
Outra situação que poderá fazer desandar a massa desse “bolo” será a virtual cassação de outro estreante, o vereador eleito, Ray, chafurdado em denúncias de corrupção. Ray dirige a Organização Não Governamental Voluntários Em Ação, que segundo denúncias, teria sido usada sobejamente em prol de sua eleição, num esquema poderoso de desvio de finalidade, uso indevido de recursos financeiros, etc.
E para quem não está acostumado com os meandros da política, é bom saber que a queda-de-braço, que não é pequena, dá-se presentemente no mundo jurídico, onde se trava uma enorme batalha, envolvendo principalmente as coligações “Coragem para Mudar” e “O Trabalho Continua”, vitoriosa e derrotada, respectivamente.
Essa batalha está longe de chegar ao fim, por isso mesmo, a cidade vive dias de um certo marasmo, um entorpecimento e expectativa por conta do anúncio de quem serão aqueles que irão compor a futura administração. Como todos sabem, a Câmara de Vereadores desempenha um papel preponderante e decisivo na escolha de secretários e demais componentes de primeiro e segundo escalões do governo municipal.
Quanto maior o poder de fogo individual ou de grupo, maior o poder de barganha junto ao executivo, e, por conseguinte, maior a possibilidade de se auferir dividendos políticos, inclusive, de se dar um jeitinho para “agasalhar” aqueles que estão no arco de bajulação de cada vereador eleito, figuras de indiscutível insignificância política, mas, que guardam algum laço, alguma relação com algum eleito.
A meu ver não teremos grandes surpresas nas indicações, até porque, em que pesem as brigas internas entre os aliados de Dedei Lobo e Renato Gonçalves, deve prevalecer, antes de tudo, a relação de confiança e amizade, e, se Deus quiser, o que todos almejamos, a competência e o compromisso necessários a uma administração que prime acima de tudo pelo bem-estar coletivo e a continuação do trabalho em prol do desenvolvimento de Humaitá.

Elias Pereira

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Halloween - Dia das Bruxas


O Halloween é uma festa comemorativa celebrada todo ano no dia 31 de outubro, véspera do dia de Todos os Santos. Ela é realizada em grande parte dos países ocidentais, porém é mais representativa nos Estados Unidos. Neste país, levada pelos imigrantes irlandeses, ela chegou em meados do século XIX.


A história desta data comemorativa tem mais de 2500 anos. Surgiu entre o povo celta, que acreditavam que no último dia do verão (31 de outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros.


Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição. Com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados (2 de novembro).

Símbolos e Tradições


Esta festa, por estar relacionada em sua origem à morte, resgata elementos e figuras assustadoras. São símbolos comuns desta festa: fantasmas, bruxas, zumbis, caveiras, monstros, gatos negros e até personagens como Drácula e Frankestein.As crianças também participam desta festa. Com a ajuda dos pais, usam fantasias assustadoras e partem de porta em porta na vizinhança, onde soltam a frase “doçura ou travessura”. Felizes, terminam a noite do 31 de outubro, com sacos cheios de guloseimas, balas, chocolates e doces.


Halloween no Brasil

No Brasil a comemoração desta data é recente. Chegou ao nosso país através da grande influência da cultura americana, principalmente vinda pela televisão. Os cursos de língua inglesa também colaboram para a propagação da festa em território nacional, pois valorização e comemoram esta data com seus alunos: uma forma de vivenciar com os estudantes a cultura norte-americana.Muitos brasileiros defendem que a data nada tem a ver com nossa cultura e, portanto, deveria ser deixada de lado. Argumentam que o Brasil tem um rico folclore que deveria ser mais valorizado. Para tanto, foi criado pelo governo, em 2005, o Dia do Saci (comemorado também em 31 de outubro).

Fonte: http://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/halloween.htm

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Finais do campeonato humaitaense de futebol


O campeonato humaitaense de futebol chega à sua reta final com o time do Vitória Regia, mais uma vez disputando o título, à semelhança do que já ocorreu em 2007, quando aquela agremiação conquistou o título de campeão. O outro finalista é o time do Bragantino, do tradicional bairro de Santo Antonio, outro forte candidato ao título.
A primeira partida da grande final será no próximo sábado (01), às 19 horas no estádio Arlindo Brás da Silva, que deve receber um grande público, já que se trata de duas das maiores agremiações do futebol local.

Tentativa de homicídio




Humaitá (AM) – Um suposto acerto de contas resultou em tentativa de homicídio na tarde deste domingo(26), quando o autônomo João da Cruz Carvalho, 45 anos, desferiu três tiros de revolver calibre 38, em seu desafeto Antonio Passos das Neves, 38 anos, morador do bairro de Santo Antonio.

Segundo boletim de ocorrência da Polícia Militar, o crime aconteceu por volta das 17 horas, em frente ao bar “Sovaco da Cobra”, próximo ao mercado municipal, quando autor e vitima se encontraram. Segundo testemunhas, ambos travaram luta corporal o que motivou o autor dos disparos a ir até sua casa, onde se armou e retornou ao local.


Em depoimento ao repórter do Blog, Geraldo Cobra, João da Cruz disse que a vitima, sem saber que ele estava armado, ainda partiu novamente para as vias de fato, momento em que o autor sacou a arma e efetuou os disparos, atingindo o braço esquerdo, a virilha e a coxa de Antonio passos.

Após a tentativa de homicídio, o autor evadiu-se do local, mas foi alcançado pela Polícia Militar na Rua da Matinha, bairro de Santo Antonio, ainda portando a arma do crime. A guarnição comandada pelo Soldado PM Valentino e composta pelos militares G. Colares, J. Freire e Iris Neves apresentou João da Cruz Carvalho na 8ª. Delegacia Regional de Polícia Civil, onde o mesmo encontra-se recolhido.

A vitima foi socorrida inicialmente no hospital regional de Humaitá, mas, devido à gravidade dos ferimentos, foi removida em seguida ao hospital João Paulo II, na cidade de Porto Velho (RO).